Livros

A Educação integral como objeto de estudo: mais que um tempo...além dos espaços

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares (Org.), Débora Cristina Jeffrey (Org.), Antônio Carlos Maciel (Org.), 2018, UFOPA, Santarém,PA

A presente obra intitulada “A Educação Integral como objeto de estudo...além de espaços” é resultado de uma coletânea de artigos decorrentes de pesquisas de Iniciação Científica, no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD) – CAPES (Edital nº 071/ 2013), integradas ao Projeto de Pesquisa: “As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação” desenvolvido em rede entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O PROCAD-CAPES (Edital nº 071/2013). A pesquisa tem tido a oportunidade para realizar pesquisas relacionadas à temática educação integral e escola de tempo integral, promover a interação científico acadêmico, a mobilidade entre as equipes de pesquisa envolvidas com o PROCAD. Considerando que o conceito de educação integral é abrangente, apresentando diversas definições, propósitos, sendo associado à formação ampla do indivíduo, formação cidadã, ampliação de jornada escolar, ampliação de tempo escolar, entre outras finalidades, os Projetos de Iniciação Científica que resultaram nos artigos que compõem esta obra foram constituídos, com base nessa problematização e organizados nos seguintes eixos temáticos: a) Concepções e experiências de Educação Integral; b) Políticas e Gestão da Educação Integral; c) Currículos e Metodologias da Educação Integral. Essa dinâmica de pesquisa propiciou que a Educação Integral tornasse de fato, um objeto de estudo, contemplando a diversidade de experiências pedagógicas, propostas políticas, formas de organização, funcionamento e formação continuada, justificando o título da presente obra. Como pode ser conferido, o livro “A Educação Integral como objeto de estudo...além de espaços”, confere à temática distintas perspectivas de análise e metodologia, contribuindo para a compreensão do cenário educacional em que as experiências pedagógicas envolvendo a política de educação integral se configuram, caracterizam e se legitimam em espaços escolares e não-escolares. Aos profissionais da educação, pesquisadores, estudantes interessados e/ou envolvidos com a educação integral/escola de tempo integral, sem dúvida, será de grande interesse a leitura da presente obra. Profa. Dra. Debora Cristina Jeffrey Profa. Dra. Maria Lília I. S. Colares Campinas, junho de 2018.

sdfsdf

PDF icon afonso_celso_scocuglia_artigo.pdf, PDF icon ana_palmira_casimiro2_artigo.pdf
Políticas Educacionais na Região Metropolitana de Campinas: Regime de Colaboração

Pedro Ganzeli, Cleiton de Oliveira, Ana Carolina Andreato, Andréia Silva Abbiati, Sérgio Ricardo Evangelista, 2015, CRV

Apresentar o livro “Políticas Educacionais na Região Metropolitana de Campinas: Regime de Colaboração” é uma daquelas tarefas que traz honra e alegria ao mesmo tempo. O tema é atualíssimo e relevante e, pessoalmente, me é muito caro. (...) O livro organizado e escrito pelos pesquisadores do LAGE/UNICAMP traz uma contribuição inestimável – teórica e politicamente - para o debate sobre o regime de colaboração exatamente nesse cenário de definições e proposições. (...) Mantendo o foco na Região Metropolitana de Campinas (RMC), como em estudos anteriores do grupo, o livro oportuniza ao leitor uma compreensão ampla sobre esta conjuntura que envolve as novas obrigações dos entes federados para com a educação básica, pois os pesquisadores do LAGE trazem uma perspectiva de análise que é ao mesmo tempo teórica, analítica e empírica. O percurso do livro traz , do ponto de vista metodológico, uma abordagem sofisticada sem ser prolixa, uma vez que articula os níveis macro, meso e micro das políticas educacionais. É perceptícel esses três movimentos que se interpenetram no texto: a) o contexto e as produções nacionais sobre federalismo, relações intergovernamentais, políticas educacionais e regime de colaboração no nível macro ; b) a minuciosa análise da realidade da RMC quanto à oferta, organização dos sistemas e redes municipais e à legislação educacional no nível meso e; c) a realização de entrevistas com os gestores municipais sobre questões relativas às formas e às normas de colaboração no nível micro. Gilda Cardoso de Araujo (Universidade Federal do Espírito Santo)