Artigos
Cristiane Machado, 2024
Este artigo discute ações adotadas pela gestão escolar em escolas de ensino fundamental, para mitigar os efeitos nefastos da pandemia em relação à ampliação das desigualdades educacionais e dificuldades de aprendizagem. Por meio de Relatórios elaborados por estudantes de Pedagogia de duas turmas de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, buscou-se compreender a organização do trabalho pedagógico escolar e seu potencial de incidir positivamente para minimizar distorções geradas no contexto pandêmico. As observações explicitadas nos Relatórios indicam, dentre outros achados, dificuldades da gestão escolar para efetivar o acesso e permanência dos estudantes, no retorno às atividades presenciais nas escolas. Os Relatórios apontam, ainda, aumento de violência nas escolas, principalmente entre os estudantes, e de comprometimento da saúde mental dos profissionais da escola. Por fim, a experiência do estágio para as turmas de Pedagogia, permitiu a construção de percepções sobre a garantia do direito à educação, medida que vai muito além dos aspectos formais de ingresso e permanência no ambiente escolar.
A atuação da gestão escolar na garantia do direito à educação

Cristiane Machado, Paulo Henrique Arcas, 2024
O artigo revisita estudo desenvolvido em 2014 para atualizar dados e informações sobre os Sistemas Estaduais de Avaliação em curso na federação. Tem o propósito de ressaltar os contornos das avaliações estaduais indicando possíveis tendências. Trata-se de pesquisa documental a partir dos sites das Secretarias Estaduais de Educação e contribuições de pesquisas anteriores sobre a mesma temática. Conclui que há uma ampliação de estados que adotam seus próprios sistemas de avaliação de 19 para 24 atualmente; há uma tendência de ampliação quantitativa de avaliações diagnósticas e intermediárias que não são elaboradas pelos docentes, mas de forma externa; há pouca diferença na condução dos sistemas estaduais de avaliação daquela preconizada pelo governo federal em relação ao Saeb; há pouca transparência nas informações públicas sobre como os estados têm formulado e aplicado as avaliações.
Sistemas estaduais de avaliação: revisitando contornos e evidenciando tendências

Cristiane Machado, Aline Gabriele Pereira, Aline Gasparim Christianini, Anderson Francisco Guimarães Maia, 2024
Este artigo sustenta-se na articulação entre planejamento e gestão, com o objetivo de analisar os desafios para a garantia do direito à educação, com base na produção acadêmica de 1988 a 2022, disponível no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). Trata-se de um estudo que compõe pesquisa mais ampla, que intenciona inventariar a produção científica no Brasil em teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos de periódicos, constituindo-se em um Estado da Arte sobre o direito à educação no Brasil. Para este artigo foram selecionados 29 trabalhos acadêmicos, sendo 17 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado, reunidos em 4 grupos de desafios: organização administrativa e pedagógica (12); financiamento (7); intersetorialidade (6) e relação entre os entes federativos (4). Como conclusão, destaca-se a relevância da articulação do planejamento e gestão nas ações para efetivar o direito à educação, ainda que dificuldades de diferentes ordens podem comprometer a materialização deste direito.
PLANEJAMENTO E GESTÃO: DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Cristiane Machado, Aline Gabriele Pereira, 2023
O objetivo deste artigo é analisar as tendências temáticas em relação à interface dos temas direito à Educação e avaliação na produção acadêmica de 1988 a 2020, disponível no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Trata-se de estudo que compõe pesquisa mais ampla que intenciona inventariar a produção científica no Brasil em teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos de periódicos, constituindo-se em um Estado da Arte sobre direito à Educação no Brasil. Para este artigo foram selecionados 31 trabalhos acadêmicos, sendo 23 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) com o uso dos descritores “direito à Educação” AND “avaliação”, sem a utilização de filtros. Os títulos selecionados foram examinados e agrupados, de acordo com a problemática, em quatro tendências temáticas: programa/política educacional (14); qualidade (11); concepções/práticas de avaliação (3) e processos de inclusão/exclusão (3). Como conclusão, destaca-se a relevância das investigações em compreender políticas e práticas destinadas a apoiar e potencializar a garantia e a efetivação do direito à Educação.
Direito à Educação: analisando tendências temáticas em avaliação na produção acadêmica

Angela Maria Martins, Cristiane Machado, Eric Passone, 2022
Este artigo explora elementos textuais desvelados por diretores de escolas municipais sobre desafios e oportunidades vivenciadas no contexto pandêmico. Trata-se de estudo qualitativo realizado em duas etapas: preenchimento de formulário on line e roda de conversa. Apreendeu-se, dentre outros elementos, que diretores municipais enfrentaram desafios com as tecnologias interativas, mas também vivenciaram oportunidades construídas de forma singular, considerando a ausência de diretrizes governamentais claras que poderiam mitigar a descoordenação das redes de ensino durante a pandemia
Diálogos com gestores escolares: desafios e oportunidades no contexto pandêmico

Cristiane Machado, Edson Francisco de Andrade, 2021
O presente artigo tem como objetivo analisar as injunções da legislação educacional no movimento de democratização do direito à educação no Brasil. À luz da literatura da área, concebe-se a democracia e a ação colaborativa como fundamentos basilares tanto à garantia de direitos aos cidadãos, quanto à efetivação de incumbências por parte do Poder Público. Aborda-se, inicialmente, o advento da educação básica como nova configuração organizativa das etapas e modalidades de ensino obrigatórias no país. Em seguida, analisa-se os dispositivos legais que modificam, especificamente, o Título III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, no 9.394/1996, Do Direito à Educação e Do Dever de Educar. Os resultados do estudo reconhecem a expansão e diversificação da oferta da educação básica como construto favorável à garantia do direito à educação. Foi possível também inferir que a delimitação da obrigatoriedade e da gratuidade do ensino, ao período dos 04 aos 17 anos de idade, conforme consta na letra da lei, ao mesmo tempo em que estabelece o interstício ideal para a efetivação Do Direito à Educação, também oferece margem interpretativa para eventual flexibilização Do Dever de Educar por parte do Poder Público. Com efeito, a defesa da educação como direito humano fundamental, além de demandar o cumprimento da incumbência Estatal, constitui, sobremaneira, corresponsabilidade a ser protagonizada pela sociedade civil organizada.
DEMOCRATIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Pedro Ganzeli, Cristiane Machado, Rosane Garcia Dorazio Nogueira, 2020
Este artigo tem o objetivo de explicitar e problematizar os desafios enfrentados e as ações adotadas pela gestão escolar para a construção da educação integral em uma escola municipal de Campinas-SP de ensino fundamental. Utilizamos como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental e observações participativas na unidade escolar pesquisada. O processo de organização do espaço escolar demandou embates políticos e pedagógicos entre as instâncias da Secretaria Municipal de Educação e a equipe gestora, prevalecendo as demandas da unidade escolar.
Desafios da gestão escolar na construção da educação integral

Cristiane Machado, 2020
Este artigo, de cunho ensaístico, tem o objetivo de apresentar e analisar tendências e implicações das políticas estaduais de avaliação externa para as redes de ensino e escolas. Parte da caracterização de estudos e pesquisas que evidenciam a centralidade da avaliação e ratificam a constatação de que há um movimento de “obsessão avaliativa” nas políticas educacionais. Conclui que a tendência de criação de índices de qualidade da educação presente nas políticas de avaliação estaduais, quando tomados como retrato da realidade escolar, pode eclipsar o que de fato acontece no cotidiano escolar e condiciona o desempenho dos estudantes e que a adoção de políticas de bonificação, outra tendência destacada, pode implicar em desânimo e insatisfação dos docentes e no deslocamento de foco da atuação da gestão escolar nas questões pedagógicas, embora algumas pesquisas e estudos certifiquem impacto positivo na melhoria da qualidade do ensino.
Políticas estaduais de avaliação externa: tendências e implicações

Angela Maria Martins, Cristiane Machado, 2018
Este artigo debate as opiniões de professores mediadores escolares e comunitário sobre as relações de convivência no espaço escolar, com base em questionário semiestruturado aplicado em escolas de um município paulista. A análise indica, dentre outros, que os fatores geradores de conflitos mais comuns estão relacionados às dificuldades na comunicação e participação, o que poderia ser minimizado se os conselhos escolares funcionassem de forma regular e plena.
Convivência na escola pública A percepção dos professores

Cristiane Machado, Larissa Barbosa Ferreira, 2018
O objetivo deste artigo é mapear a produção científica sobre educação integral e escola de tempo integral nos artigos científicos de periódicos que constam no Portal de Periódicos Capes, no período de 2008 a 2017. Com base na revisão bibliográfica elaborada por Ribetto e Maurício (2009) que investigou as publicações no período de 1984 a 2007 e constatou aumento das produções científicas em artigos sobre o tema nos últimos anos do espaço temporal estudado, esta investigação indaga: a ampliação das produções sobre educação integral e escola de tempo integral em artigos científicos tem permanecido na última década? Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que se enquadra na metodologia Estado da Arte. A coleta de dados foi feita no Portal de Periódicos da Capes em dois momentos, no primeiro semestre de 2017 foram catalogados os artigos referentes ao período de 2008 a 2016 e, posteriormente, no primeiro semestre de 2018 foram levantadas as informações relativas a 2017 e revisados os dados de 2016. O estudo permitiu concluir que a expansão de publicações em artigos científicos sobre educação integral e escola de tempo integral permanece e de forma crescente ao longo da última década. O período registrou 09 artigos publicados em revistas internacionais, demonstrando um alargamento das fronteiras do debate sobre o tema. As revistas que mais publicaram artigos dentro da temática no espaço temporal da pesquisa são as pertencentes aos estratos Qualis A1 e A2, considerados mais elevados, 71 (53%) em um total de 135, demonstrando qualidade da produção.
EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL:
